Risco Cirúrgico Pulmonar

Pneumologista em São Paulo


O que é a avaliação pré-operatória pulmonar?

A avaliação pré-operatória é realizada para estimar o risco de complicações pulmonares para algum procedimento cirúrgico e tomar, principalmente, medidas para minimizá-lo. Pacientes com doenças pulmonares crônicas e pacientes que fumam, devem ser avaliados pelo pneumologista antes de qualquer cirurgia.

agende uma consulta

Indicações para avaliação pré-operatória

Avaliação da função pulmonar completa

A avaliação da função pulmonar para estimativa de risco cirúrgico  deve ser realizada em pacientes que apresentem sintomas respiratórios e para aqueles que irão realizar cirurgia de ressecção pulmonar ou cirurgia abdominal alta como cirurgia bariátrica e retirada de vesícula. 


Avaliação do Risco Cirúrgico 

A avaliação de risco pulmonar para uma cirurgia é feita considerando qual o sítio cirúrgico, ou seja, qual é a cirurgia proposta, qual a anestesia para o procedimento e principalmente, qual a condição clínica do paciente. O pneumologista tem papel fundamental na otimização clínica do paciente. Existem escores cirúrgicos que auxiliam na estimativa de risco de complicações pulmonares.


Avaliação para cirurgia de ressecção pulmonar 

No caso de ressecção pulmonar a avaliação pré-operatória é mais específica pois além da otimização clínica dos sintomas e doenças pré-existentes do paciente, o pneumologista tem a função de estimar qual a função pulmonar prevista para o pós-operatório. O médico pode pedir exames de imagem, como radiografias ou tomografias, para avaliar a condição do pulmão. Também pode ser necessário realizar testes de função pulmonar para avaliar a capacidade respiratória do paciente. 


Risco Cirúrgico para cirurgia bariátrica 

Para cirurgia bariátrica os pacientes devem ser avaliados, além da função pulmonar, sintomas sugestivos de apneia do sono. 

agende uma consulta

Como é feita a avaliação pré-operatória pulmonar?

A avaliação antes de uma cirurgia é feita por uma consulta médica onde será avaliado tratamento clínico e necessidade de exames complementares como radiografia ou tomografia de tórax e principalmente exame de função pulmonar. No final da avaliação são feitas as recomendações ao cirurgião e anestesista para minimizar os riscos de complicações pulmonares.

agende uma consulta

Pneumologista e Doutora em Pneumologia

Sobre a Dra. Danielle Bedin


Médica Pneumologista em São Paulo


Médica pela Faculdade de Medicina do ABC e Doutora em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP, acredito que cuidar do paciente vai muito além de tratar a doença, é promover a saúde de uma maneira mais ampla. 


Meu grande propósito é aliviar os sintomas dos pacientes assim como, junto dele, adotar estratégias para prevenir doenças e promover seu bem-estar.

saiba mais
Share by: